PROGESTERONA - O HORMôNIO DA MANUTEÇÃO DA GRAVIDEZ SAUDÁVEL - Como, porque e quando tomar

Vejo muitas meninas que têm dúvidas quanto à usar a Progesterona, o conhecido ULTROGESTAN, então, fiz esse post para esclarecer, com base em meus conhecimentos e experiência:






O que é:

Meninas, o Ultrogestan nada mais é que Progesterona, um hormônio que é produzido na gravidez e é essencial para manutenção de uma gravidez saudável pois esse hormônio engrossa o endométrio evitando o aborto nas primeiras semanas. 


Contra Indicação:

Não tem contra indicação nenhuma, eu gosto de dizer que é o verdadeiro santo remédio.


Como usar:

A Progesterona só pode ser usada após a ovulação, isso porque este hormônio inibe a ovulação, ou seja, se você quer engravidar, você primeiro precisa ovular, passando seu período fértil, pode começar a  usar a progesterona até o 1º dia da Menstruação.

Diz-se até o 1º dia da Menstruação, porque uma outra função da Progesterona é inibir qualquer sangramento, daí a explicação porque os médicos indicam esse medicamento em caso de sangramentos no inicio da gravidez, ou seja, se vc menstruou, significa que não foi dessa vez, então pare o uso da progesterona e recomece novamente após o Período Fértil. 

A melhor forma de usar esse medicamento é intravaginal, de preferencia à noite, antes de dormir, pois a produção desse hormonio causa fadiga excessiva e muito sono. algumas mulheres utilizam via oral, o que não há problema algum, mas alguns médicos afirmam que intravaginal é mais eficiente por ter efeitos mais rápido, além de evitar possíveis náuseas por ingerir o comprimido.


A seguir, uma explicação mais detalhada sobre como a progesterona atua  em nosso organismo:

Como eu disse, A progesterona é um hormônio importantíssimo na manutenção da gravidez, basicamente, é assim que esse hormônio atua no ciclo menstrual:

-Na 1ª metade do ciclo (geralmente nos primeiros 14 dias) a progesterona está dormindinha porque o hormônio da vez é o estrógeno, que faz o endométrio ficar espesso (quem tem endometriose, tem muito estrógeno, por isso há endométrio até onde não deve). 


-Na 2ª metade do ciclo (geralmente os últimos 14 dias) o estrógeno dorme e a progesterona acorda. Ela é responsável pelo relaxamento do útero, não deixando ocorrer contrações e assim, impedindo a perda do embrião. 

Quando não ocorre a fecundação, a produção de progesterona cai e ocorre a menstruação. Nesse caso, interrompe-se o uso da progesterona e recomeça apos o periodo fértil do novo ciclo

Mas, se ocorrer a gravidez, a progesterona continua a ser produzida, e o uso do hormonio deverá ser estendido até a 12ª semana de gravidez.




Relato pessoal:


Depois de 1 ano tentando após minha perda, um medico me receitou o uso da progesterona, por acreditar que muitas mulheres que sofrem aborto nas primeiras semanas de gestação aparentemente sem motivos, seja pela deficiencia de progesterona no organismo. Comecei a usar no mesmo dia, pois da consulta, pois já havia passado do periodo fértil, e  meu positivo consegui 2 meses depois e claro que a progesterona  contribuiu pra isso.

MAS ATENÇÃO: 

 A Progesterona não vai impedir a perda de um feto que não se desenvolve. 
O que ele faz é proteger o feto, caso o endometrio seja fino, evitando o aborto pelo fato do organismo com endometrio fino não conseguir segurar o bebê.




Leia Mais ♥ ...

HISTEROSSALPINGOGRAFIA - O que é, e como é realizado este exame



Meninas, resolvi retirar essa postagem lá da nossa Casinha do Babycenter e deixá-la aqui para que outras meninas possam ler e entender sobre a Histerossalpingografia, esse tenso e temido exame das trompas, mas que na verdade, não tem nada o que temer. É um exame esclarecedor, capaz de identificar o porquê a mulher não consegue engravidar, quando aparentemente não há mais nenhum problema nem com ela, nem com o marido. Vamos lá?

  • A descrição:

A Histerossalpingografia é um exame de raio X do útero e das trompas uterinas, é realizado com introdução de um líqüido (um contraste a base de iodo) através de uma sonda pelo colo úterino. Ele é feito para avaliar as cavidades do útero e das trompas na busca de alguma anomalia que dificulte a gravidez.

  •  Como é feito o Exame:

- A sala do exame é como salas de raio X

- Você deitará na maca e o médico irá lhe colocar na posição para o exame (aquela posição básica, a ginecológica)

- Ele então irá introduzir o espéculo na vagina (aquele usado para fazer papanicolau sabe?) para vizualizar o colo do
útero e introduzir a sonda

- Antes de introduzir a sonda ele irá limpar o colo

- A sonda é introduzida pelo oríficio do colo úterino e o contraste é injetado através dela (este contraste serve
para deixar as cavidades do órgãos mais visíveis no raio X)

- O médico irá fazer alguns raios X conforme vai injetanto o contraste

  • O que você pode sentir no momento da realização do Exame:


- A sensação a princípio é bem parecida ao da realização do papanicolau

- Algumas mulheres referem dor, cólicas quando a sonda é introduzida e quando se injeta o contraste. Porém cada pessoa tem um limiar de dor, para algumas a dor sentida é forte, para outras não, portanto não encuque com as pessoas que te falam que a dor é insuportável.


  • Duração do Exame:


- O exame é realizado mais ou menos em 30 minutos...



  • Cuidados ao realizar o exame:



-A histerossalpingografia deve ser realizada em uma fase específica do ciclo menstrual, previamente à ovulação e logo após o término da menstruação, ou seja, algo como entre os dias 6 e 12 do ciclo menstrual.

-Deve ser feita uma limpeza do intestino previamente, que pode ser obtida com o auxílio de laxantes no dia anterior ao da realização do exame. Isso serve para retirar os gases e fezes da região pélvica, visando melhorar a qualidade das imagens e a sua interpretação.
Atenção: Não faça uso destes medicamentos sem que o médico tenha recomendado!


-Podem ser utilizados anti-inflamatórios ou anti-espasmódicos 30 minutos antes de realizar o exame, para prevenir a ocorrência de dores durante sua realização.


-É muito importante que o médico examinador seja especializado na realização deste exame.


-Um bom laboratório ou clínica também ser preferido, pois se existir um aparelho chamado de radioscópio, o exame é muito mais facilmente realizado e com melhor qualidade das imagens.


-Não deve ser utilizada uma pinça para pinçar o colo do útero, chamada de Pozzie. Esta pinça causa dor e contração muscular, fechando a saída das tubas e confundindo quem analisa os resultados.


-Da mesma forma, o contraste deve ser aquecido, para evitar a contração uterina.


-O catéter a ser inserido no colo do útero deve ser flexível e bem fino





Viram como a histerosalpingografia não é um bicho de 7 cabeças? Podem ir tranqüilas, e Boa Sorte!





Fonte: http://brasil.babycenter.com/thread/233279/meninas-que-engravidaram-p%C3%B3s-ch%C3%A1-de-inhame-d%C3%AAem-uma-chegada-aqui---parte-5?startIndex=270#ixzz2XQtSEor1
Leia Mais ♥ ...

Como Considerar Semanas de Gravidez em Meses


Meninas, 

a postagem de hoje vai ajudar as gravidinhas de primeira viagem e todas que querem entender direitinho como funciona a contagem das semanas de gravidez em meses.

Segue então

de 1 a 4 semanas e meia = 1 mês de gravidez
de 4 semanas e meia a 9 semanas = 2 meses de gravidez
de 9 semanas a 13 semanas e 2 dias = 3 meses de gravidez
de 13 semanas e dois dias a 17 semanas e 5 dias = 4 meses de gravidez
de 17 semanas e 5 dias a 22 semanas e 1 dias = 5 meses de gravidez
de 22 semanas e 1 dia a 26 semanas e 4 dias = 6 meses de gravidez
de 26 semanas e 4 dias a 31 semanas = 7 meses de gravidez
de 31 semanas a 35 semanas meia = 8 meses de gravidez
de 35 semanas e meia a 40 semanas = 9 meses gravidez

Postagem fornecida pela nossa amiga Celinha da Casinha do Baby center

Leia Mais ♥ ...