Frutas Gestação- Grandes fontes de vitaminas para o seu bebê


A gravidez é um bom momento para adquirir o hábito de consumir de três a quatro frutas por dia. Além de
prevenir doenças, elas reduzem os enjôos, a azia, a prisão de ventre, o inchaço, as cãibras, mantêm sob controle a pressão arterial e a balança. Também contribuem para que a recuperação do parto seja rápida e tranqüila e colaboram para que o nenê nasça no tempo certo, com o peso adequado, com boa formação dos ossos, dos dentes e do sistema nervoso central. 
   Cheque em nosso pomar os benefícios e as calorias das frutas mais indicadas para os nove meses. 


 - Abacaxi (38 cal./fatia): 
 É fonte de vitamina C, importante para o fortalecimento do sistema imunológico e da placenta. Tanto a fruta como o chá feito com sua casca são indicados para aliviar enjôos. 

 - Abacate (230 cal./1/2 unid.): Contém ácido fólico, que previne a má formação do feto e afasta o risco de abortos e partos prematuros. Apesar de todos esses benefícios, a fruta deve ser consumida com moderação pois é muito calórica. 

 - Ameixa (9 cal./unid.): Suas fibras evitam a prisão de ventre, muito comum na gravidez. Existe também a versão "passa", que pode ser misturada com água para ser tomada no dia seguinte. 

 - Banana-nanica (95 cal./unid.): Boa fonte de vitamina B6 e de potássio que evitam, respectivamente, náuseas e vômitos, típicos do início da gravidez. Protege também das cãibras durante a atividade física e o sono.

 - Caju (51 cal./unid.): Rico em vitamina C, facilita a absorção do ferro pelo organismo, mineral fundamental para a formação das células sangüíneas do bebê. Especialistas afirmam que a fruta tem efeito diurético, reduzindo o inchaço. 

 - Caqui (59 cal./unid.): É fonte de vitamina C, importante para o fortalecimento do sistema imunológico e da placenta. Tanto a fruta como o chá feito com sua casca são indicados para aliviar enjôos. 

 - Carambola (37 cal./unid.): Oferece vários nutrientes, dentre eles o cálcio, que estocado durante a gestação garante a produção do leite materno. 

 - Figo (54 cal./unid.): Apresenta baixo teor de acidez, por isso é recomendado para as gestantes que sofrem de azia.

 - Goiaba (50 cal./unid.): Nem pense em desperdiçar a casca, onde está boa fonte de fibras. Apolpa contém potássio, contribuindo para a manutenção da pressão arterial. 

 - Jabuticaba (44 cal./15 unid.): Destaque para o fósforo que, assim como o cálcio, atua na estrutura óssea e dentária da criança. 

 - Kiwi (46 cal./unid.): Excelente fonte de vitamina C, reduz o risco de infecção e facilita a cicatrização após o parto. 

 - Laranja (81 cal./unid.): Apresenta baixo teor de acidez, por isso é recomendado para as gestantes que sofrem de azia.

 - Maçã (80 cal./unid.): Contém vitaminas do complexo B, que auxiliam na metabolização dos macronutrientes, como as proteínas e os carboidratos. Na gravidez, a necessidade dessas vitaminas aumenta cerca de 30%.

 - Mamão (54 cal./fatia): É famoso por combater a prisão de ventre, a formação de gases que costumam deixar as gestantes indispostas, irritadas e com dor de cabeça. 

 - Manga (128 cal./unid.): Tem alto teor de fibras e é rica em betacaroteno, substância que age como um protetor solar interno, evitando as indesejáveis manchas de gravidez. 

 - Maracujá (28 cal./unid.): Perfeita combinação de ferro e vitamina C. Enquanto o primeiro previne a anemia, a segunda garante uma boa absorção pelo organismo. Além disso, reduz a ansiedade no fim da gravidez. 

 - Melancia (24 cal./fatia): Além da grande quantidade de água e de fibras, a fruta fornece folacina, que atua na produção dos glóbulos vermelhos. 

 - Melão (9 cal./fatia): Além de hidratar a mamãe, é indicado para prevenir azia e hemorragia no pós-parto, pois contém ácido fólico. 

 - Mexerica (70 cal./unid.): Se consumida com o bagaço, pode ser uma boa fonte de fibras. Já o conteúdo é rico em vitamina C. 

 - Morango (3 cal./unid.): Destaque para a vitamina C, cuja deficiência na gravidez tem sido associada ao aumento no risco de infecções e partos prematuros. 

 - Pêra (68 cal./unid.): Vale a pena acrescentar ao cardápio, pois combate a prisão de ventre e a retenção de líquido na gestante. 

 - Pêssego (95 cal./unid.): Fonte de fibras e de vitamina B5, combate a fadiga, fortalece o sistema imunológico e atua na liberação da energia vinda dos carboidratos. 

 - Pinha (138 cal./unid.): Também conhecida como fruta-do-conde, é uma importante fonte de energia, necessária para garantir o crescimento e a manutenção do feto e da placenta. 

 - Romã (62 cal./unid.): Possui vitamina A, contribuindo na formação e no desenvolvimento do bebê. A sua falta pode gerar defeitos congênitos e baixo peso ao nascer. 

 - Uva (4 cal./bago): Outra boa opção para abastecer-se de ferro, fósforo e, principalmente, de energia.

0 comentários:

Postar um comentário